Fermentados, probióticos e reaproveitamento
Bichinbos de estimação da cozinha, que a gente alimenta, cuida todo dia, vê se está feliz… Rss
Kefir de água, fermento natural ( levain ), madres de vinagre, tudo fermentando lindamente em seus potinhos.
Os fermentados são alimentos ótimos para a saúde ( probióticos ), além de serem super versáteis na cozinha, pois ajudam a preservar os alimentos ( vide as conservas ) e também a reaproveitar ( restos de vinho viram vinagre, por exemplo ). Tirando que as preparações feitas com fermentados são bem mais nutritivas ( que nem o pão, iogurte de kefir de leite..).
Dá trabalho cuidar do seu kefir e do seu levain? Dá. É tipo bicho de estimação mesmo – se não alimentar direito, morre. Afinal, são “bichinhos” mesmo – a maioria são colônias de bactérias e fungos que convivem ali e ficam comendo algo e fermentando por ali. Colônias de kefir de água comem sacarose, colônias de kefir de leite comem lactose, o vinagre vai se alimentar dos açúcares e componentes do vinho, o fermento de pão, da farinha. É por aí vai.
Mas não dá mais trabalho que achar um ângulo bom num selfie, fazer escova no cabelo ou escolher a roupa que vai vestir todos os dias. Ou seja, quem quer, faz e não reclama. Pois falta de tempo é só uma questão de escolha de prioridades.
E essas castanhas aí? Bom, elas estão de molho a 24h, pois esse processo deixa elas mais fáceis de digerir, pois o molho retira os antinutrientes presentes nas castanhas, grãos e etc, que muitas vezes impedem que a gente absorva direito os nutrientes que precisamos. E sim, como Maruska está prenha e não tenho mais leite cru de cabra por em quanto, o jeito é fazer leite vegetal dia sim, dia não. Então tem sempre algo de molho dando sopa pela bancada… rs