Naturebas da Mantiqueira: Gonçalves
Final de semana do aniversário, motorzão 3.3. na estrada. A idéia ? Se enfiar no meio do mato com a família e mais meia dúzia de gatos pingados criados soltos pra passar um final de semana ouvindo mugido de vaca, bebendo vinho natural e cozinhando como se não houvesse amanhã.
Gonçalves é uma cidade já conhecida pelo roteirinho gastro natureba, além da beleza natural absurda. A cidade consegue reunir o climão da roça, uma galera super antenada com a sustentabilidade, trilhas e cachoeiras pra entidades da floresta nenhuma botar defeito e paisagens de folhinha.
Já tinha passado por ali quando voltei de Paraisópolis, MG, e passar mais tempo na cidade ficou na minha cabeça.
A região tem tanta opção que é meio frustrante: muito pequeno produtor, muita gente ligada aos orgânicos, queijo pra dar e vender, empórios e restaurantes interessantes pipocando.
Um pedaço de mim queria ficar fazendo trilhas. Outro, batendo na porta de casa casa de queijo, apiário, azeite, hortaliças. Outra, ficar tomando sol e bebendo vinho laranja sem me preocupar com nada. Outra, ainda, aproveitar pra cozinhar pros amigos e família.
Claro que não consegui fazer tudo. E alguns lados meus ficaram bastante frustrados por perceber que eu precisaria de pelo menos um mês para tikar tudo que eu queria fazer. Não consegui tomar sol na grama bebendo laranjinhas gelados. Não consegui fazer trilhas. Queria acordar mais cedo do que acordei e dormir mais tarde do que dormi. Mas consegui visitar uns bem bons lugares naturebas e fazer algumas refeições deliciosas pra galera. Então tá valendo.
Segue roteirinho natureba do final de semana.
1. Sorveteria Amama
Lugarzinhos naturebas e criados soltos aqui em Gonçalves.
Sorvetes com insumos orgânicos, leite de búfala cru ou vegetais, água de mina, casquinhas feitas com milho crioulo. A sorveteria do Jai ( ou Jay? ) é parada obrigatória. Ele faz também guee de manteiga de búfala ( criada solta ) e alho negro.
Epetáculo.
2. Detrás da Matriz
Detrás da Matriz! No roteiro natureba de Gonçalves. Pãtza lugarzinho com queijos de leite cru da canastra, outros da região, embutidos artesanais da Adriana Lopes, cervejas de cervejeiros locais, pães feitos por eles, pão de queijo, quitutes, ovos mexidos orgânicos e outras delicinhas. Imperdível.
3. Bistrô Le Gourmet
Restaurante criado solto em Gonçalves! Rs… fui com uma ótima expectativa e saí super bem impressionada. Os gêmeos que tocam o restaurante revitalizaram o restaurante d familia, foram trabalhar na Espanha e em outros lugares do mundo, e voltaram com um conceito de cozinha sazonal, tradicional e local. Com ênfase nos vegetais.
Fui de menu degustação vegetariano e estava um espetáculo. Muito cará, lírio do brejo, soro de leite, batata doce, milho crioulo, quirera, pães deliciosos, legumes bem feitos, manteiga bem temperadinha, cogumelos da Mantiqueira, e por aí vai.
Pra voltar sempre. Eles vêm na mesa, contam sobre cada prato, cada ingrediente, cada história relacionada à região e às preparações.
4. Feira Orgânica de Gonçalves: Orgânicos da Mantiqueira
Orgânicos da Mantiqueira! Programão aqui em Gonçalves no Sábadão. Feira de produtos locais e artesanais, além de café com quitutes deliciosos. Fubá de milho crioulo, tapioca orgânica, hortifruti, sabonetes, mudas de plantas.