Maca peruana cremosa com especiarias.
Hoje tem “estréia” da maca peruana cremosa no menu de bebidas de inverno do brunch da Enoteca.
Aqui fazemos com leite de coco, gengibre, especiarias e maca peruana, pra ficar quentinha, cremosa e espantar a friaquinha de inverno.
A maca peruana já entrou na fama dos superalimentos faz tempo – aliás, faz tempo mesmo. Já era considerado um pãtza alimento na época dos Incas, e até antes deles. Pra ter uma idéia, a maca era oferecida para os deuses e também usada em rituais religiosos, além de seu uso em diversos níveis e formas aumentar a energia, resistência, foco, concentração, disposição, bem estar, vitalidade….. e a fertilidade.
Sim, ela é considerada por muitos também um belo afrodisíaco – afinal, é energética, tônica e revigorante, o que dá uma energiazinha extra pra gente gastar… bem, como a gente bem entender, né povo. Além disso é considerada um “adaptógeno”, ou seja, um tipo de regulador de energia física e mental.
De nome científico Lepidium meyenni Walpers, a maca é uma raíz andina e pertence à família das brassicas, e ao gênero Lepidum. Seus parentes mais próximos são a mostarda, o rabanete, o nabo e o repolho.
Antigamente se colhiam todas juntas, mas hoje já se separam em maca negra, amarela e vermelha, todas maomeno com os mesmos efeitos em geral. Riquíssima em nutrientes, vitaminas, minerais e antioxidantes, ácidos graxos e aminoácidos, tem a vantagem imensa de ser um alimento energético…. sem ser extremamente calórico.
#saintvinsaint
#brunchdaenoteca