Petnat de morango orgânico.
Petnat de moraaaango? Ué, ma porque não? 😬
Aqui, morangos orgânicos e vinificação sem insumos enológicos, fermentação espontânea e única em garrafa pra aprisionar as bolhas.
Roberta e Davis se mudaram pra Mantiqueira faz alguns anos.
Começaram a plantar, reflorestar, cultivar frutas, consorciar espécies, criar minhocas, fazer agroflorestas.
Mais recentemente, se depararam com a velha indagação: “mas poxa, a gente come orgânico, cultiva orgânico, vende produtos orgânicos…… mas ….. e o que a gente bebe, mesmo? “
Hmmmmf.
Se você perguntar, 5 em 10 dos mais ferrenhos consumidores de orgânico continuam bebendo bebida industrial ( a cervinha, o drink com vodka de péssima qualidade, o vinho cheio de aditivo enológico e por aí vai ).
A gente é o que a gente come, mas também é o que a gente bebe.
Não faz sentido se esforçar pra comprar uma cesta de produto orgânico direto do produtor e “esquecer” que o goró da sextona também faz parte de uma supermegaultra indústria. E das pesadas. E consumir bebida industrial não vai fazer bem nem pro seu corpo, nem pro pequeno produtor, nem pra qualquer resgate cultural de qualquer coisa, muito menos pro meio ambiente.
E digo mais, essa desconexão entre discurso e pensamento é geral. Só pegar exemplo da galerinha que faz cruzada contra adição de so2 no vinho e depois se enche de pó na balada pós feira de vinho.
Pode? Não pode? Ué, pode fazer o que quiser na vida, gente. Mas vale pensar. Um pouquinho de coerência na vida não faz mal pra ninguém.
Tá, mas qual a solução pra continuar bebendo sem apelar pra birita industrial? Partir pra cima do problema, como o pessoal do @sitio_grauna fez.
Começaram a fazer cervejas pra consumo próprio e agora estão também fazendo vinhos de fruta e hidromel, com as frutas que eles cultivam, de maneira orgânica, na propriedade deles.
E como eles mesmos viram, na prática, “nem é tão difícil assim, mas antes de começar a gente acha que é coisa impossível fazer seus próprios fermentados alcoólicos”.
Já rolou hidromel de Physalis e petnat de morango 🙌 ( que tá deliciosooooooooooo ).
Claro que tem meia dúzia na mala voltando comigo pra @enotecasaintvinsaint 🙌.
📍pra quem quiser conhecer mais do trabalho lindo deles ( e provar esses morangos borbulhantes ) é só mandar um direct pra Roberta, no perfil da @sitio_grauna .