Petnat de outras frutas pode?
Petnat de morango orgânico.
Pet-Nat é o apelido carinhoso dos chamados “petillant naturel” – tentando traduzir, “espumantes naturais”.
Eles são chamados assim pois as borbulhas são capturadas ao engarrafar o vinho antes dele terminar todo processo de fermentação alcoólica ( que libera gás carbônico no ambiente – e quando isso acontece na garrafa, as borbulhas ficam presas ali dentro).
Os PetNat são uma versão “moderninha” dos espumantes chamados “ancestrais”.
É, é um método que muita gente acha que é “ancestral”, mas na verdade, do jeito que se faz hoje, é beeem moderno … e “reproduz” o que aconteceria numa fermentação de espumantes “ancestral”, só que de maneira mais rápida, precisa e sem insumos ou técnicas enológicas invasivas, apenas medidores de densidade ou similares para saber quando engarrafar seu mosto borbulhante.
Por isso esse método ganhou força no mundo dos vinhos naturais: afinal, na maioria das vezes, todos os outros métodos que tentam reproduzir o método ancestral acabam utilizando uma pá insumos e técnicas enológicas para isso.
Sim, a maioria dos espumantes, champagnes, astis, proseccos, charmats & cia são métodos bastante industriais, e até os mais artesanais e caros, na maioria, usam insumos e técnicas bastante invasivas.
Mas Petnat de morango?! Isso pode?
Ué. Claro que pode. Pode petnat de qualquer fruta. Tem açúcar, tem levedura? Bamba. O treco fermenta.
Claro que tem fruta que é mais “apta” do que outras pra fazer um bom vinho, e muitas delas a gente nem conhece direito.
Você, por exemplo, já provou alguma bebida de morango fermentada? E de abacaxi? E de Cambuci? Você sabe quais são os aromas que uma manga pode dar depois que vira vinho?
Pois é, é que nem a uva: as frutas depois de virarem vinho não necessariamente tem gosto e cheiro… daquela mesma fruta.
Já provei vinho de manga que tinha gosto de tamarindo, aroma de tamarindo…. Mas era de manga.
Esse aqui de morango às vezes parece que é goiaba, às vezes parece morango fresco mesmo ( aqueles carnudos que escorrem na boca quando a gente morde ), tem muito floral, um salgadinho, tem ervas. Delicia. Quem fez foi a @sitio_grauna .