Como abrir um petnat nervoso.
A famosa técnica da bacia ( ou “como abrir um petnat nervoso” ).
Depois de muita tampinha no olho, blusa respingada de espumante tinto e vinho perdido, adotei a técnica da bacia.
Como?
1. Coloque o petnat na bacia ou panela.
2. Abra o bicho.
3. Deixe ele vazar e espernear a vontade, até cansar.
4. Volte o líquido pra garrafa ( ou beba direto da bacia, sempre a parte mais divertida ).
Lembrando de usar um recipiente limpinho, né povo.
Vou explicar. Alguns petnats ficam assim nervosos pois são engarrafados com um residual de açúcar maior, com borras, ou com os dois. Daí as leveduras ficam todas lá com comida a vontade e acaba se formando mais gás carbônico do que o “normal” de um espumante mais menos nervosinho.
( aliás, por isso mesmo muita gente “tira” as borras no processo de degorgement, e depois bota tampinha de novo, pra tirar borras e também pressão extra )
Não, petnat nervoso não é um defeito, mas pode dar um trabalhinho pros desavisados. Na dúvida, bacia, gente. Ba-ci-a.
Ah! Uma boa dica é também deixar ele sempre bem geladinho, assim fica menos nervoso na hora de abrir. E nunca, mas NUNCA chacoalhe o dito cujo antes de meter o saca rolha.
Agora, ó, na primavera é normal até vinhos “tranquilos”, ou seja, sem bolhas, formarem bolhas. Nessa época as leveduras acordam por conta das temperaturas mais altas, e se tiver alguma “comidinha” por lá, como por exemplo açúcares, elas começam a refermentar. Sim, e como estão presas na garrafa…. Bingo, surgem bolhinhas.
Essa refermentação muita gente torce o nariz, mas eu adoro. Provar um vinho de um jeito num dia e de outro, noutro… acho o máximo. Só prova o quão vivo ele está.
📍quer saber mais sobre isso? Vai lá no meu Blog e procura meus artigos sobre petnat e defeitos do vinho. Tem muita coisa lá.
#criadosoltoserragrande #criadosoltoilheus #criadosoltobahia