Dicas de produtores de vinho eslovenos & friulanos.
Sabadão, durante meu curso de vinhos naturebas, me pediram várias dicas. Uma delas, sobre os produtores eslovenos e italianos naturebas ali da fronteira entre os dois países.
Fui pra lá em 2015 e tive a sorte de conhecer e visitar de perto muitos dos figurões do vinho âmbar ( ou laranja,
ou branco de maceração com as cascas ) e dos vinhos em ânfora.
Obviamente que reduzir a galera de lá à isso é puro esteriótipo. É muito mais. Mas é inegável que os vinhos brancos de maceração ganharam lá um lar. Muito disso, pelas mãos do @joskogravner , que começou todo esse rolê de macerar e colocar em ânfora por lá.
Sempre digo que a região é imperdível pra qualquer um que goste de vinho.
Alguns vinhateiros que visitei e valem a parada: @joskogravner e @matejagravner , @terpin_wine , @simcicwines , @kmetija.stekar , @vinablazic , @klinecmedana , Dario Primcic & Marco Fon.
Da mesma maneira, também vale conhecer o trabalho da @moviawines ( que já tem vinhos no Brasil ) e da @bonvino_org ( que está trazendo eslovenos naturebas pra cá e vão estrear na @feiranaturebas desse ano 🙌 ).
✔️ Na dúvida, vai no #criadosoltofriuli e #criadosoltoeslovenia que tá tudo lá.
( Tim Tim por Tim Tim, ânfora por ânfora dessa viagem que eu fiz, contanto todos os lugarzinhos, vinhateiros e gente criada solta que eu fui encontrando pelo caminho.)
✔️ e sobre os tais dos vinhos laranjas, tem o episódio “vinhos laranjas” lá do meu podcast, o Criado Solto. Só ir no Spotify aqui.