Pitanga, maracujá e capim limão.
Pitanga
Calmante, relaxante, antioxidante, anti-inflamatória, laxante, depuradora.
Poderoso calmante e relaxante, usada em casos de insônia, ansiedade, nervosismo, compulsões das mais diversas. É também empregada no controle de colesterol, diabetes, febres, cólicas, dores de garganta, diarréia, asma e bronquite. Ajuda na imunidade é uma boa fonte de minerais e vitaminas.
Uso externo: muito usada na cosmética por seus benefícios à pele e cabelos, pode ser usado diretamente em forma de infusões. É de tradição popular a utilização do banho dessas folhas para limpeza energética, equilíbrio, movimento, clareza e direcionamento mental.
Maracujá
Calmante, sedativo, diurético, analgésico, depurativo, antiespasmódico.
Utilizada no combate à insônia, stress, histeria, palpitações, pressão alta, cãibras musculares, epilepsia, convulsões, depressão, ansiedade, tem poderoso efeito sedativo e é usada também em casos de dependência química e quadros de abstinência. Pessoas com pressão baixa, gestantes e lactantes devem tomar cuidado e evitar o consumo. Co mo analgésico, é utilizado para cólicas, dores de dente e dor de cabeça. Para mentes muito agitadas, recomenda-se o uso da tintura.
Capim-Limão
Digestivo, calmante, relaxante muscular, alivia cólicas e flatulências, febrífugo, aromático, antidepressivo, bactericida, fungicida, sedativo, tônico, analgésico.
De origem asiática, entre sul da Índia e Sri Lanka, é cultivado em todas as regiões tropicais do mundo e usado na maior parte das vezes em infusões, por conta de seus óleos essenciais – como o citral e o citronelal. Seu efeito calmante é o mais empregado, mas tem muitos usos na culinária: em caldos, sucos, refogados.
Seu uso externo é feito em forma de cataplasmas para artrite e dores, micoses e fungos.
Para preparar a infusão, coloque as folhas secas em água fervendo e espere alguns minutos. Pesquise os efeitos e as contraindicações de cada erva antes de utilizar.