Malte de milho.
Germinando milho pra virar… birita.
Faz parte da estudaiada aqui em casa sobre cervejas. Cerveja é só de grãos? Cerveja se caracteriza como? Cerveja tem que ser amarga? Cerveja de milho é cerveja?
Bom, a discussão é enorme, e a pesquisa também.
A chicha, por exemplo, é considerada uma cerveja “ancestral” e a gente encontra muito no Perú, por exemplo. E é uma bebida fermentada feita a de grãos. Na maioria das vezes, de milho.
( daí nossos aluás e cauins se misturam com a história das chichas e é um samba do crioulo doido, mas vamos pular essa parte, af )
Tem as chichas feitas com grãos germinados e tem as chichas feitas com grãos insalivados.
Tanto a germinação ( princípio da maltagem ) quanto a insalivação ( quebra do amido dos grãos e das raizes a partir da ptialina da saliva ) são duas técnicas muito usadas no mundo das cervejas ancestrais.
A versão insalivada eu já testei, e realmente é impressionante como o brix muda em minutos depois que você mastiga a papinha de grãos ou raízes cozida. Mas isso também é história pra um outro post.
A idéia agora é fazer a versão germinada. E tamo aqui, germinando milho crioulo no potinho –
que nem se faz moyashi, trigo, grão de bico, castanhas : coloca no pote, cobre com voal, fica molhando e deixando escorrer pra deixar sempre úmido, até os bichinhos brotarem.
Depois de brotar…. bom, daí eu estudo um pouquinho mais e decido 😅. Vai demorar uns 4 dias ou mais.