MATE latte.
Quem precisa de matcha latte quando se tem MATE LATTE?
Anrãn. Maaate. Erva mate.
Aqui, leite de coco caseiro + erva mate agroecológica + mel + rodela de limão lá da horta.
Trouxemos essa erva da nossa última viagem ao Uruguai ( calma, estamos falando de mate, gente, só mate, eu juro 😅 ), mas no Brasil tem também de montão.
É uma erva nativa e considerada por muitos povos indígenas latino americanos como SAGRADA.
Ah, mas Lis, o mate não tem os mesmos benefícios para a saúde como o matcha, né?
Hm. Se vocês derem uma fuçada por aí vão se surpreender. Tem benefício de montão. Fora que tudo que é nativo costuma ser automaticamente mais “adaptado” pra quem mora no mesmo lugar, meio que na lei do “tá ali, é por algum motivo”. Óbvio, mas a gente se esquece.
Antioxidantes de balde, ajuda no colesterol, na imunidade, é antifúngico e antibacteriano, digestivo, ajuda em quadros cancerígenos, é estimulante e ajuda no foco mental.
( fora que é uma delícia, no chimarrão, no tererê, no latte, até em birita como kombucha ou petnats )
O único “problema” é que no Brasil, por exemplo, a erva mate é uma das culturas em que MAIS utiliza AGROTÓXICO no plantio. Boa parte do veneno no Rio Grande do Sul vai pras plantações de mate. Então é muito importante sempre procurar as ervas AGROECOLÓGICAS ou NATIVAS.
Ah. Tem gente bem legal fazendo trabalho com erva mate no Braza. Birita alcoólica e não alcoólica? @ciadosfermentados . Erva agroecológica e pesquisa? @carlachaemate e @nathalia_leter .
👉🏻 conhece mais gente fazendo coisas legais com erva mate agroecológica? Me manda aqui pra todo mundo ficar sabendo.
👉🏻 simmmm, a partir de hoje tem mate latte nos sábados de brunch da @enotecasaintvinsaint .