O que fazer com as cascas?
Inverno é época de cítricos. Aqui em casa a gente está colhendo de baciada – e quem tem a sorte de ter um pé de limão e laranja em casa sabe que na safra é impossível dar conta de tudo.
Tenho lima, limão verde, limão rosa, caipira, siciliano, seleta, quebra galho, laranja de umbigo.
Depois de colher, levo as frutas pra @enotecasaintvinsaint e lá usamos todo o suco e polpa. Essa semana demos fim em uns bons litros de limão fazendo redução do suco pra um dos molhos do menu.
MAS E AS CASCAS?
Bom, aí começa a ficar divertido. Com as cascas de cítricos da pra fazer:
– desinfetante
– conservas no sal
– conservas láticas
– cascas cristalizadas
– doce de casca de cítricos
– pectina caseira ( com a parte branca )
– infusão
… e mais um tantão de coisa.
Essa semana, parte desidratei pra deixar pra infusão ( anrãn, todos os benefícios dos cítricos num chazinho, além da gostosura ), pra casa e pra servir no restaurante. É fácil, só descascar e deixar secando.
( aliás essas cascas secas queimadas servem também como repelente )
A outra parte das cascas foi pra esse porão, uma conserva lática com pimenta. Água, cascas, pimenta dedo de moça, 3% de sal, pote fechado com airlock. Vai ficar fermentando algumas semanas e no final as cascas ficam salgadinhas, azedinhas, cítricas e apimentadas, deliciosas pra colocar em um montão de pratos.
Outra idéia é fazer conserva no sal ( camadas de casca, camadas de sal, que nem as conservas asiáticas e orientais de limão ), mas demora uma eternidade e muitos dos nossos limões Brazucas amargam.