Ovos de páscoa romenos.
Muitos países de religião ortodoxa fazem “ovos vermelhos” de Páscoa. O ovo representa o nascimento, o renascimento, a vida. O vermelho, o sangue de Cristo.
( sim, essas são algumas das origens dos ovos de Páscoa )
Como estou meio monotemática no assunto países e viagem, claro que o povo lá da Romênia faz esses ovinhos. E inclusive eles tem uma técnica linda de amarrar ervinhas pra deixar ele com “desenhos” nesse tingido. Mas outros países, como a própria Rússia, também tem a mesma tradição.
O tingido de vermelho?
Hoje muita gente faz com corante, mas dá pra fazer com “corantes” naturais, como por exemplo, a casca de CEBOLA . É só deixar os ovos cozidos descansando de um dia pro outro na água de casca de cebola fervida que eles ficam assim, coloridinhos.
( daí eu falo isso ontem pro meu pai e ele me conta que meu avô, que tinha um bar, fazia os ovos coloridos dele assim…. Já me fez pensar então se a origem dos nossos ovos coloridos de boteco não tem ligação com os ovos de Páscoa coloridos … afe. Cabeça já explodiu. Mais uma boa pergunta pro pessoal do @comerhistoria responder 😅 ).
Ah. Além da casca de cebola, dá pra tingir os ovos com casca de beterraba, com cenoura, com espinafre.
Ainda falando da casca da cebola, pra quem não sabe, além de corante natural ela também é um baita chazinho MEDICINAL, pra incômodos estomacais e intestinais ( famosos gases ). É tomar e pronto, digestão volta ao normal rapidinho.
Como? Separa as cascas de cebola, deixa secar, guarda num pote: na hora de usar é só colocar na água fervendo, desligar o fogo e tampar, até amornar.
Vai dizer, e você jogando as cascas da cebola fora.