Perpétua do Brasil – bezetacil.
São mais de 40 espécies de medicinais aqui na horta. Parte vai pra minha farmacinha aqui de casa, parte vai pras infusões herbais da @enotecasaintvinsaint .
Essa aqui é a Perpétua do Brasil, usada pra um tudo quando o assunto é saúde.
De nome científico Alternanthera brasiliana – e nativa de nosso território – é também conhecida pelo nome dos remédios que ela tem efeitos similares: erva Doril, terramicina, penicilina, bezetacil.
Também a chamam de sempre-viva, caaponga, carrapichinho, carrapichinho-do-mato, perpétua-do-mato, quebra-panela, cabeça-branca, acônito-do-mato, ervanço, nateira, terramicina, infalível.
A planta é usada como medicinal em praticamente todo território brasileiro. Tem ação antibiótica, antiinflamatória, diurética, digestiva, depurativa, antigripal, expectorante, antiviral, antifúngica e cicatrizante.
Muito eficaz para combater dores e tosses, cistite, herpes simples, cólicas, resfriados e gripes, prisão de ventre, deslocamento de osso, distúrbios do fígado e bexiga, além de ajudar na limpeza de toxinas do corpo.
Pode ser utilizada em tinturas, infusões, macerações e banhos.
Além de servir como planta ornamental por conta da cor de sua folhagem, ela serve ao uso popular como planta medicinal e para concepção de fitoterápicos e fitofármacos devido as suas propriedades terapêuticas, sendo inclusive a espécie listada no Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira (ANVISA).
( todas as ervas medicinais devem ser estudadas antes do consumo, e não se deve ser consumir sem orientação durante a gravidez )
👉🏻 sobre como fazer infusões, decocção, tinturas, é só acessar meu blog. Tá lá no play.criadosolto.com ( na aba textões ). É só procurar “infusão” no campo de busca, mas tem várias coisas sobre outras ervas medicinais também.