Ciclos fechados: do óleo usado ao sabão
Sabão caseiro, horta, ciclos fechados. Hm. O que essas coisas tem a ver entre si?
Bom, nós trabalhamos com ciclos fechados na @enotecasaintvinsaint já faz 15 anos. Mas você sabe o que é isso?
Muita gente já ouviu falar sobre economia circular, que é o oposto da economia linear ( que estamos acostumados ).
A economia circular trabalha com ciclos fechados de produção e consumo, ou seja, sistemas que seguem o exemplo de um ecossistema natural, onde tudo circula, se transforma e nada se perde. Não existe desperdício, porque cada fluxo residual pode ser usado para fazer um novo produto.
Nós aplicamos isso de diversas maneiras, desde a produção da nossa horta orgânica ( que vai pro restaurante, passa pela cozinha e os resíduos voltam para virar adubo para a mesma horta ) até o sabão.
Hoje chamamos Dona Ana, que faz nossos sabões aqui em casa, onde ficam as hortas da Enoteca, pra falar sobre isso.
Nós utilizamos todo o óleo da cozinha para fazer sabão e sabonete, assim minimizamos o uso de produtos de alto impacto ambiental, economizamos e evitamos o desperdício.
Borras de café, cascas de cítricos e cascas de ovos ao invés de irem pro lixo por aqui, viram sabões abrasivos, esfoliantes, desinfetantes.
Ah! E com isso Dona Ana também aprendeu um ofício novo e começou a comercializar os sabões e sabonetes aqui na @ecofeiragranjaviana , todo Domingo. Vale a pena visitar ela por lá.
👉🏻 vocês conseguem comprar as barras de sabão e sabonete na lojinha da Enoteca ( a partir das 11h por lá ) ou pelo nosso WhatsApp. Dá pra comprar direto com ela também, pelo @sabaodonaana .