Batata doce roxa
As mudinhas aqui de casa estão brotando loucamente! Rs
Batata doce roxa toda saidinha. Pra quem não sabe, brotar batata doce é super fácil: é só colocar num pote ou copo com água mais ou menos pela metade da batata pra fora e esperar brotar. Depois de “brotada”, pode passar pra terra, ou então, até cultivar mesmo num vasão grande.
Outra maneira de fazer mudas é tirar as ramas mais fortes ( uma rama de mais ou menos uns 10 nós ) e plantar direto na terra, com as folhas para cima.
Depois de uns quatro meses já começam a dar batatinhas. Uhuu!
Além de notadamente deliciosa, ela é uma ótima substituta para a batata inglesa do dia a dia – que não tem muito a acrescentar na dieta. Pelo contrário, a batata doce além de super nutritiva, é um carbo complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, vai demorar mais para ser absorvido, sem causar impactos drásticos na glicemia. Sacia não dá picos de fome nem de açúcar no sangue.
Embora dê pra fazer uma infinidade de preparos com ela, ainda sou fã dela assadinha, com um fio de azeite, sal e pimenta, e só. E com casca, claro. A casca dela assada fica super crocante e ainda agrega um montão de outros nutrientes pro corpitcho.