Tanchagem, boldo e manjericão anis.
Tanchagem
Uma das mais medicinais entre as plantas medicinais: antibacteriana, adstringente, desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, tônica, sedativa e laxativa.
Considerada uma planta daninha nos dias de hoje, tem seu uso conhecido desde a Idade média. As folhas são ricas em proteína, cálcio, vitaminas A, E e K. Usadas como emplasto ou infusão, são empregadas principalmente por suas propriedades cicatrizantes: para tratamento de feridas , furúnculos , abscessos, cortes , picadas de abelha , picadas de insetos. Utilizadas para recuperação pós-parto, no combate ou neutralização de veneno de animais peçonhentos. Ela estanca rapidamente os ferimentos, além de atuar na recuperação do tecido afetado.
O uso interno das folhas é indicado popularmente para limpeza sanguínea, acidente vascular cerebral, infecções, dores renais, diarreia, dores de estômago e digestivas, hemorragias, verminoses, úlceras e fístulas, fluxo menstrual abundante, icterícia, tuberculose, câncer, estomatite, pneumonia, hemofilia, epilepsia, eliminação de ácido úrico, problemas cardíacos e trombose, distúrbios hepáticos e estomacais, menorragia, dismenorréia, pressão alta, inflamação, inflamação uterina, dor de urina e de bexiga, infecção pelos vírus das hepatites A, B e C, como expectorante e antialérgica.
Boldo
Antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidante, calmante, digestivo, diurético, laxante, antiespasmódico, dilatador, tônico cardíaco.
Conhecida como erva da “ressaca”, é ótimo desintoxicante e ajuda no bom funcionamento do fígado, sendo também diurético e anti-inflamatório. As plantas medicinais amargas em geral costumam favorecer uma boa função hepática. É um calmante leve, e pode ser usado para relaxamento antes de dormir, reduzindo a pressão arterial e relaxando a musculatura naturalmente. Por seu poder de dilatar os bronquíolos, é usado em casos de asma e bronquites. É um tônico cardíaco e também dilata os vasos sanguíneos, ajudando a circulação e manutenção da saúde do coração e cérebro. Ajuda também na função ótima da tireóide, principalmente em casos de hipotireoidismo. Por essa razão que algumas pessoas ligam seu consumo à perda de peso – mas ela só ocorre caso o ganho de peso esteja relacionado à tireóide.
A infusão das folhas é usada como digestivo, diminui gases, diminui azia, estômago embrulhado, estimulador do apetite, controle de gastrite, ajudando na digestão de alimentos pesados e tóxicos, além de aliviar a prisão de ventre.
Seu uso externo é tópico, em casos de glaucoma – reduzindo a pressão intraocular. Em casos de asma e bronquite, é feito a decocção da raíz seca desta planta.
Manjericão Anis
Calmante, anti-espasmódica, tônica estomacal, estimulante, anti-séptica, diurética.
Conhecido popularmente como Atroveran, por amenizar as cólicas e desconfortos menstruais, é um regulador hormonal natural. Utilizado também em alguns casos de insônia por ansiedade, é digestivo e utilizado em má digestão, febre, tosse, gases intestinais, gastrite, infecções bacterianas e parasitas intestinais, vômitos, bronquite, gripe, febre, resfriados. Estimula a lactação e as irregularidades da mesma.
Uso externo: algodão embebido na infusão da erva para dores de ouvido, e compressas nos seios para rachaduras de lactação. Cataplasma das folhas é utilizado para feridas e picadas de insetos. O gargarejo da infusão pode amenizar dores de garganta e desconfortos como amigdalites, faringites, laringites e aftas.