Vinho natureba tem so2?
Ô perguntinha complexa. Vamos por partes.
Vinho natureba é como a gente aqui da @enotecasaintvinsaint chama os vinhos naturais, orgânicos, biodinâmicos e criados soltos ( sustentáveis ).
Orgânicos: são vinhos provenientes de agricultura orgânica certificada e vinificação orgânica. Permite até cerca de 150, 180mg de S02 por litro. Mas tem produtor que não usa.
( não é porque é permitido que você tem que usar, entendeu? )
Biodinâmicos: são vinhos provenientes de agricultura biodinâmica certificada e vinificados de maneira biodinâmica. Permite até cerca de 60, 90mg/ L de S02 nos vinhos, mas muito vinhateiro vinifica sem nada.
( mas muito biodinâmico usa sim, usa pouco e com muita consciência, afinal, o S02 não é o vilão da história, mas sim, o plantio convencional e a vinificação cheia de aditivos sintéticos )
Naturais: são vinhos provenientes de agricultura ecológica ( orgânica ou biodinâmica, ou seja, sem veneno ) e depois vinificados de maneira natural ( sem nenhuma adição de insumos, no máximo um pouco de S02 no engarrafamento ). Muito vinhateiro usa só um mínimo, chegando a uns 30mg/L, mas muito também não utiliza nada, e esses são chamados “vinhos naturais sem adição de SO2”.
( embora mesmo nos vinhos sem adição de S02 a gente encontre “rastros” desse elemento, por motivos diversos )
Ou seja, apenas os vinhos naturais sem adição de so2 é que não levam sulfitos adicionados. Mas a história é bem mais complexa e o S02 não é o “único vilão” da história. Pelo contrario. Em um vinho convencional são CENTENAS de aditivos permitidos na elaboração. E em uma produção convencional de uvas são também CENTENAS de agrotóxicos e veneninhos permitidos.
Na dúvida, pergunte.
🎧 tem também um episódio inteirinho no podcast Criado Solto SÓ SOBRE O SO2. Se chama “S02 ou não SO2” ( link nos destaques ‘podcast’ ).