Mil em Rama – novalgina.
Mil em Rama, Novalgina, Atroveran.
De nome científico Achillea Millefolium, é mais uma daquelas plantas conhecidas popularmente pelo nome do remédio o qual tem efeitos similares. No caso, aqui no Brasil a Mil-folhas, Mil-em-rama ou Aquiléia também é chamada de Novalgina ou Atroveran.
Reza a lenda ( ou no caso a mitologia ) que foi a erva usada na guerra de Tróia, por Aquiles, pra tratar os ferimentos e estancar sangramentos. Por isso virou “achillea”, de Aquiles.
Seu uso medicinal é empregado em diversas partes do mundo e chegou ao Brasil com os europeus. Foi amplamente usada na medicina européia da Idade Média.
Diurética, antiinflamatória, cicatrizante, antiespamódica, cicatrizante, é muito empregada para problemas de circulação sanguínea e infecção das vias respiratórias, além de dores, inflamações genéricas e febres.
Seu uso externo pode ser feito no casos de dores musculares, hemorróidas, doenças de pele e até mesmo para lavar feridas ( se Aquiles fazia…. ).
Pode ser utilizada em forma de tinturas, de infusões, de banhos de assento e cataplasmas, entre outras preparações.
Eu uso ela à rodo aqui em casa pra inflamações das mais diversas, desintoxicações ( é diurética ) e para dar uma acalmada nas febres e dores. A bicha é potente, pra mim funciona mais rápido do que muitos dos remédios que ela leva o nome.