Vinho natural dá ressaca?
Reza a lenda que vinho natural não dá ressaca. E não é lenda não, é verdade: por isso mesmo muita gente acaba optando por beber vinho natural ao invés de vinhos convencionais.
Imaginem que álcool já é uma toxina. Mas os vinhos convencionais podem levar em sua fabricação dezenas ( ou centenas ) de aditivos enológicos, entre eles os famosos conservantes que muita gente tem sensibilidade.
Aditivos enológicos são os equivalentes aos aditivos alimentares da indústria alimentícia. E o conservante SO2 é o mesmo usado na indústria do vinho e na indústria de alimentos.
Ou seja, sim, existe uma diferença brutal em beber um vinho natural e um vinho repleto de aditivos. O fígado sente, o corpo sente, a ressaca é diferente.
E se seu vinho não é natural, orgânico, biodinâmico, etc… ele é feito segundo os métodos convencionais e industriais. Mesmo sendo de pequeno produtor. Mesmo sendo artesanal. Sim, dói saber a verdade, às vezes.
Em tempo; isso não é uma defesa à embriaguês. E não quer dizer que vinho natural não dê ressaca ou que o álcool não seja danoso em excesso. Pois ele é.
Mesmo no mundo do vinho natural temos que tomar cuidado com as quantidades, sempre. E lembrar de hidratar o corpo quando for abrir aquela garrafinha de vinho.
Mas que a gente bebe e se sente muito melhor no dia seguinte, ah… isso não dá pra negar. E todo mundo que já tentou concorda.
👉🏻 aos que duvidam de um melhor dia seguinte: façam o teste e depois me contem. Eu já fiz minha opção 20 anos atrás e continuo correndo pela manhã depois de uma noitada de vinho natural.