Trigos ancestrais georgianos no Rio Grande do Sul.
Da Geórgia para o Rio Grande do Sul: @neusadelucca colheu essa semana a primeira safra de trigos ancestrais georgianos que eu trouxe de @lagazidze , produtor natural da região de Khakheti: uma ponte invisível de duas famílias que trabalham a terra de maneira limpa, resgatam tradições, fazem vinho natural e preservam sementes.
Shota é produtor de vinhos naturais e Lis Cereja o conhece desde sua minha primeira visita ao país, em 2018. Mais recentemente, ele também começou a produzir variedades antigas de trigos georgianos – afinal, a Geórgia é um dos grandes “bancos” genéticos de sementes antigas de trigo. Esse ano, inclusive, Shota abriu uma padaria na capital, Tbilisi, a Lagazi Bakery ( https://www.instagram.com/lagazibakery/ ) focada em fermentação natural de seus trigos antigos orgânicos.
Lis recebee essas sementes nas mãos ano passado, em Novembro, e chegando no Brasil enviou por correio para alguns amigos produtores no Rio Grande do Sul, aqueles que ela sabia que davam o mesmo valor que eu para essas miudezas gigantes que são as sementes.
Imaginem a nossa alegria ao chegar, um ano depois, em nossa visita na propriedade dos DeLucca … e encontrar esses trigos madurinhos, no ponto de colher. Vai dar pra estocar sementes pro próximo ano e fazer já um pouco de farinha. Ao menos um pãozinho.
As fotos foram separadas por 1 ano exato: Dezembro de 2023 e Dezembro de 2024: nas primeiras, Neusa e Zulmir DeLucca com os trigos nascidos no Brasil, e mais pro final, Shota e os trigos na Geórgia, quando Lis esteve por lá.
Os vinhos de Shota ainda não estão no Brasil. Mas talvez ele venha para a Feira Naturebas.
Os vinhos dos DeLucca? Ah, são verdadeiras jóias, elaborados em um dos vinhedos orgânicos mais mágicos que conhecemos. São pouquíssimos os vinhedos orgânicos no Rio Grande do Sul, e este é um deles. Moscatos antigos, Cabernets, Pinots, Barberas…… são engarrafados sem SO2 e vinificados de maneira completamente natural.
Pra entrar em contato com a Neusa e conhecer mais o trabalho deles, é só mandar uma mensagem: https://www.instagram.com/neusadelucca/